Criar um Site Grátis Fantástico


Total de visitas: 11627
Moda
Moda

MODA

 

Moda se conceitua pela transitoriedade.

A constante mudança de padrões se registra principalmente no vestuário e no mobiliário.

No Rio Vermelho, os melhores representantes desta tendência aparecerão divididos por categorias,
e receberão as seguintes sigas:

|MA| - Moda adulto (roupas e acessórios femininos e masculinos)

|MI| - Moda infantil (roupas e acessórios infantis e brinquedos)

|LD| -  Lar e decoração (móveis, decoração, design, presentes e papelaria)

 

Cat. |LD| - Dicas para decidir o melhor tipo de piso para os ambientes da casa

Escolher o melhor piso para os ambientes da casa não é tarefa fácil. Deve-se levar em consideração o tipo de uso em que o espaço terá. Muito importante também é a qualidade do produto e, para isso é bom consultar um bom profissional.

Os riscos de comprar um material de qualidade duvidosa são muitos: ele pode se empenado – significa que não é alinhado, com irregularidades no centro ou nas pontas.  Ou ainda pode ter falhas na tonalidade. A dica é verificar o material assim que recebê-lo. Caso o produto apresente defeitos, o código consumidor oferece a garantia de 90 dias a partir da data impressa na nota fiscal. Um ponto muito importante é a metragem, recomenda-se adquirir ao menos 10% a mais de revestimento para eventuais cortes, quebras, futuras reformas ou ainda caso o produto não esteja mais disponível no mercado na mesma textura ou tonalidade. A aplicação de qualquer tipo de piso dever ser feita por mão-de-obra qualificada.

Principais pisos e idicações de uso:

Cimento Queimado
Este tipo de revestimento oferece um visual rústico e contemporâneo. Mas tem lá suas controvérsias, pois as trincas são inevitáveis assim como o efeito manchado, ou seja, tem pouca durabilidade. Dica: usar combinado com faixas de cerâmica, ladrilhos e pedras, que dão um charme a mais.
Duas alternativas podem ser buscadas no mercado: o cimento polimérico ou as massas pré-fabricadas. Outra saída é a massa caseira, que pode ser preparada por um mestre de obras experiente. A vantagem do cimento polimérico é o aditivo que garante maior elasticidade e aderência do cimentado. Massas pré-fabricadas à base de pó de limestone ou de quartzo têm boa resistência a trincas.

Piso cimentício
Onde usar:
Por não ter rejuntes e facilitar a limpeza, o acabamento de cimento queimado é muito apreciado em pisos e paredes de cozinha. No entanto, respingos constantes de gordura podem manchar o revestimento, uma dica é usar azulejos ou placas de inox próximas ao fogão.
Saiba mais:
- É normal aparecerem pequenas trincas, mesmo que o serviço seja muito bem feito;
- Manchas também são características deste tipo de piso, e costumam ficar mais visíveis com o passar do tempo;
- Quanto mais lenta a cura, menor a probabilidade de aparecerem trincas e rachaduras. A cura do cimento é o processo de secagem da massa;
- Aplicar resinas com base acrílica por cima da massa ainda úmida são uma opção para retardar a cura do cimento;
- Antes de aplicar o cimento queimado é importante que o contrapiso esteja limpo, desengordurado e sem pó. Caso haja trincas ou partes soltas, recomenda-se  nivelar o contrapiso antes do processo;
- Para atenuar as trincas é possível fazer juntas de dilatação em intervalos de até 1 m. Neste caso, plástico e metal são mais indicados, pois a madeira junta bactérias e fungos, e se deteriora;
- Empregue areia fina, clara e lavada na mistura. Ajuda a dar um resultado mais homogêneo;
- Para evitar manchas, é indicada a aplicação de duas demãos de verniz à base de água logo após a cura e antes do uso do piso;
- O piso deve ser selado e impermeabilizado com resina. No caso de cimento colorido, é necessário um produto com filtro contra raios ultravioleta;
- Sapatos podem marcar fácil o piso, mas as manchinhas saem com sabão, água e esponja;
- Quando molhado, o piso de cimento fica escorregadio.

Porcelanato
O porcelanato é o queridinho dos arquitetos e dos clientes. São vários os motivos: alta resistência à abrasão, durabilidade, grande variedade de tons e texturas. As marcas que fabricam este tipo de piso cerâmico inspiram-se em outros elementos como pedra, madeira, cimento, metal, couro e tecido para formar uma gama de opções.
As placas vêm em diversos tamanhos. A porosidade quase nula do porcelanato o torna bastante impermeável.  Sua instalação é relativamente rápida, mas como a maioria dos pisos, requer a regularização do contrapiso antes da aplicação.
Os três tipos de porcelanato mais comuns no mercado são:
- Técnico, polido ou natural: É a versão mais comum do porcelanato. Possui um brilho superior ao das pedras naturais, com reflexos. Deve haver cuidado na escolha de onde colocá-lo, pois é escorregadio.
- Acetinado ou mate: É fosco e gera menos desconforto visual de frieza.
- Rústico: É antiderrapante, mais usado em áreas externas. A limpeza é um pouco mais dificil, por isso não é muito indicado para cozinha, pois retém gordura com mais facilidade.
Onde usar:
Este tipo de piso pode ser aplicado em ambientes internos ou externos. Seu uso é muito amplo, tanto na cozinha quanto no banheiro, assim como em salas e quartos. Cores escuras e texturas com aparência amadeirada transmitem conforto. As cores claras dão impressão de amplitude.
Dica: para o banheiro, evite usar o porcelanato liso ou antiderrapante, procure usar o acetinado sem brilho, com alguns detalhes e ranhuras, pois a limpeza é mais fácil.
A manutenção do porcelanato é maravilhosa, o que torna bastante apta para uso na áreal social, integrando os ambientes, como o hall e a sala de jantar e dependendo do tipo de projeto e do padrão, até na cozinha.
Cuidados para a manutenção:
- É preciso ter cuidado para não deixar cair no piso algum produto químico, como alguns tipos de detergente, vinho, etc, pois, se nao limpa na hora às vezes fica uma mancha;
- Para a limpeza, evite produtos químicos e abrasivos, pois costumam prejudicar o esmalte. Água e sabão ou detergente neutro diluído em água são suficientes. Alguns fabricantes oferecem produtos específicos para a remoção de manchas mais difíceis como tinta, café e ferrugem. Estes costumam ressaltar o brilho e proteger a superfície do porcelanato;
- Verifique se marca escolhida segue NBR 15463 da ABNT, específica para os porcelanatos;
- Proteja os pés dos móveis e eletrodomésticos;
- No caso de reformas, o revestimento existente deve ser removido e o estado do contrapiso avaliado. Ele deve estar limpo,nivelado, impermeabilizado, sem fungos, poeira ou fissuras;
- O período de cura leva em torno de 14 dias.

Azulejo
Os azulejos recebem a mesma orientação do porcelanato. Uma vantagem ao utilizar as peças retificadas, que passam por um processo mais rígido de qualidade e possuem medidas alinhadas, é a necessita de menos rejunte, o que torna mais fácil a escolha por rejuntes de qualidade melhor, como o epóx. Quando as peças não são retificadas a aplicação exige um espaço maior entre um azulejo e outro, de 2 a 3 ml, para disfarçar a diferença entre elas. Colocando mais rejunte é mais fácil de escurecer a área aplicada.

Madeira 
Assoalhos de madeira maciça são nobres e mais caros. O mesmo para taco e parquês, também fabricados de madeira natural. Opções como laminados e carpete de madeira são alternativas, pois misturam outros materiais que dimuem o custo sem perder qualidade do produto.
Onde usar: 
Em salas de estar, jantar e quartos o piso de madeira dá uma sensação maior de conforto.

Assoalho ou Taboão
O conforto térmico e a durabilidade são as principais vantagens. Quando bem instalado o tempo de vida útil deste piso pode chegar a 30 anos ou mais. Para a instalação é necessário um contrapiso rebaixado, geralmente em 2 cm. Ele também deve ser impermeabilizado, plano e bem curado. A maderia deve receber uma proteção à base de solvente ou de água, com efeito fosco ou brilhante.
Mais importante que escolher o tipo de madeira é verificar sua procedência. Deve-se observar se o produto passou por um processo de secagem correto e se é certificado. Peça garantias sobre a secagem da madeira em estufa para evitar a compra de material verde.
Uma opção interessante é o assoalho de Bambu. Além de ser uma matéria-prima renovável, é resistente. É um tipo de assoalho laminado, composto de três lâminas maciças, prensadas.
Instalação: exige contrapiso nivelado e impermeabilizado. As peças são assentadas numa camada de cola e encaixadas.
Cuidados para a manutenção:
- Na limpeza, o indicado é um pano úmido bem torcido. Para restaurar o assoalho depois de alguns anos de uso, é feito o lixamento e aplicação de nova camada de proteção;
- Se o verniz não for de boa qualidade, o piso pode riscar até com sapatos;
- A madeira maciça pode sofrer enfestamento por cupins. Caso identifique pequenos grãos em cantos, chame a dedetização especializada.

Madeira reciclada
Já existem produtos no mercado que misturam 60% de madeira reaproveitada e 40% de madeira maciça.

Taco
Feito de placas de madeira nativa em tamanhos variados. A vantagem é que podem ser colocados sobre outros pisos, como cerâmica ou pedra. Os formatos mais comuns são espinha-de-peixe, escama-de-peixe, dama, paralelo e convencional. Antes de escolher, verifique com o profissional o quanto de material será perdido por causa do desenho - varia de 8 a 15%.

Parquê
Diferencia-se do taco pela medida: quatro peças unidas formam uma placa. Na instalação, a face superior dessas placas chegam cobertas por uma camada de papel. A outra extremidade fica em contato com a cola, espalhada diretamente no contrapiso nivelado e impermeabilizado. Depois de dez dias da colocação, é feita a retirada do papel com batidas leves, usando pano úmido ou martelo de borracha. Em seguida, o piso é lixado, calafetado e revestido com proteção.

Piso Laminado
A principal vantagem é o preço: inferior a madeira maciça. Existem diversas opções de texturas no mercado, e podem ser uma réplica fiel da madeira natural, imitando ranhuras tons. O piso laminado normalmente, é fabricado a partir de madeira de reflorestamento. É mais resistente a riscos do que a madeira natural.
O piso laminado tem este nome pois ele é fabricado em camadas. É revestido de uma lâmina decorativa, e o miolo, normalmente, é feito de HDF ou HPP - elementos obtidos das fibras da madeira. A proteção final se dá por uma camada de overlay, um filme cristalino de celulose que impermeabiliza e dá brilho ao material. Normalmente, é um piso que não favorece a acústica. Porém, a aplicação de uma manta sob o piso reduz o barulho.
Entre os revestimentos ele é o mais escolhido pois, em uma reforma rápida, são os mais fáceis de colocar, a manutenção dele é muito mais fácil do que o taboão de madeira.
A instalação é por encaixe, o que se torna mais rápido, fácil e limpo. Pode cobrir pisos já existentes, como cerâmica, lajota, vinil e concreto, o que é muito útil em uma reforma. Para recebê-lo o contrapiso deve estar limpo, nivelado e isento de umidade.  Vale pelo custo e benefício. A montagem é mais rápida, é mais facil de dar arremate, já vem cortado, com rodapé, filetes de porta e todos os acabamentos.
Onde usar:
Em ambientes como salas e quartos. A escolha dos laminados para os quartos, se dá por questão térmica, já que o porcelanato e cerâmica esfriam o ambiente no inverno.
Cuidados para a manutenção:
- Para limpeza um pano úmido ou detergente neutro e produtos que tenham somente ação de limpeza e desinfetante. Use-os sempre diluídos em água;
- Não são recomendados produtos à base de cera ou silicone, pois eles podem formam um filme gorduroso na superfície, o que pode acabar manchando;
- Esse tipo de piso não aceita tonalização;
- Evite usar materiais abrasivos, como os saponáceos, palhas e esponjas de aço, pois eles riscam a superfície;
- Muito sensível a líquidos, se derrubar algo seque e limpe imediatamente para evitar manchas;
- O indicado é passar o pano no sentido da textura do piso, isto é, no sentido do comprimento das réguas;
- Evite instalar ou expor o piso em lugares com incidência direta de Sol;
- Coloque feltro sob os pés dos móveis para evitar riscos.

Carpete de madeira
O nome confunde um pouco, mas este prodtuo é semelhante ao laminado. A diferença é que no carpete de madeira a contracapa, o miolo e a lâmina decorativa são de madeira natural. Além disso, o carpete recebe verniz.
As réguas são coladas e encaixadas, sobre uma manta de poliuretano, colocada no contrapiso seco e nivelado. Essa camada é isolante acústica e impermeabilizante.

Pisos de borracha ou emborrachados
A vantagem dos pisos de borracha é que são antiderrapantes, acústicos e absorvem impactos. Por isso são bastante indicados para salas de ginástica, recreação infantil e locais de alto tráfego. Dependendo do modelo, deve ser usado somente em áreas internas. Instalado diretamente sobre o contrapiso, o revestimento é fixado com uma cola designada pelo fabricante.
Porém o excesso de água prejudica este tipo de piso, podendo haver descolamento. Por isso não é indicado para ambientes externos e na área do box do chuveiro.
Onde usar:
O emborrachado é indicado para ambientes de crianças, pois é facil de limpar, podem ser moldados pra não ter canto, subindo um pouco na parede. Muitas vezes este tipo de piso resiste a chamas e a produtos químicos.

Pisos de vinil ou vinílicos
O piso de vinil tem se tornado o queridinho em projetos modernos, pois é possivel fazer desenhos com recortes do piso. Também é uma opção mais ecologicamente correta quando fabricado a partir de materiais reciclados.
Este tipo de piso é macio e térmico, proporcionando conforto. É indicado para ambientes internos. As diferentes padronagens disponíveis imitam a textura de outros materiais como a madeira. Pode ser encontrado em forma de tapete, placa ou manta, dispensam argamassa na instalação e normalmente são fixados com cola.
É um piso resistente ao atrito, não arranha é facil de higienizar, dá sensação de conforto e dão a impressão de ser madeira envelhecida. Alem de tudo isso, as fábricas costumam dar de 10 a 15 anos de garantia.
É bom evitar seu uso em banheiros, pois o contato constante com água e umidade  pode comprometer o desempenho da cola. Não é recomendada a aplicação de pisos vinílicos sobre madeira. Antes de instalar o piso vinílico sobre cerâmica, esta deve receber um tratamento especial.
Cuidados para a manutenção:
- Objetos pontiagudos podem cortar a manta;
- A limpeza pode ser manual ou por máquina;
- Os produtos mais indicados para manutenção são a cera acrílica, detergente neutro, removedor acrílico e selador.

Para serviços em pisos de madeira, o Rio Vermelho oferece o melhor:



Cat. |LD| - 18 de maio é o dia do Artista Plástico

Homenagem do blog a estas pessoas que colorem de maneira tão especial, espaços públicos,
feiras e nossas casas, com materiais que embelezam e dão unidade a todos os lugares onde eles
são inseridos.

Foto: Ateliê Terra Cozida
Rua Caetité, 29 - Rio Vermelho
71 3495.3520 / 8125.8771
Site: atelieterracozida.blogspot.com.br

Cat. |LD| - No clima do dia das mães 2014 - Presentes criativos!

Você quer surpreender sua mãe e não quer "cair na mesmice"?

Se sua criatividade te abandonou, o Encontre no Rio Vermelho te dá uma dica que
vai emocionar sua mãe e fazê-la lembrar de você sempre que for à geladeira!


SR Gráfica: (71) 3240-2137 | www.srgraficaeditora.com

 

Cat. |MA| - Tendência Outono-Inverno 2014!

No outono o clima começa a ficar mais frio, como os soteropolitanos não estão
acostumados, é só a temperatura baixar um pouquinho para que todos tirem o
casaco do guarda-roupa!

Se você quer ficar antenada com o que está em alta nesta estação, veja as dicas
que o blog Encontre no  Rio Vermelho buscou para você!

Calças modeladas
As pernas estarão cobertas por modelos mais modelados, com cortes diferentes. Esqueça as retas. Os modelos vão desde a flare, com boca mais ampla, em um estilo mais 70’s, até as mais skinnys e cigarretes em padrões estampados e nos autênticos jeans e as sarjas lisas.
Franjas 
A pegada mais rústica, estilo western, vem com tudo e aparece tanto nas roupas, quanto nos acessórios. A bolsa saco foi repaginada e segue essa tendência, ganhando adaptações com franjas.
Moletom chique
A peça mais confortável do armário fica mais sofisticada nesse inverno com aplicação de brilhos, paetês e silks. Vai compor looks high low em contraponto com peças mais arrumadas. Ele volta de cara nova como na composição com tule, criando uma ilusão de ótica interessante, e em diferentes cores e estampas, mas a supremacia ainda é do cinza mesclado. Vale o clássico ‘jumper’ com saia rodada acima dos joelhos.
Recortes
Muitas fendas, recortes, cortes a laser e tiras nas costas, estes pequenos detalhes conferem às peças fechadas um ar mais sexy, deixando parte da pele à mostra.
Estamparias da estação
Saem as cores vibrantes, entram os tons fechados, de cores mais frias e sóbrias. O mix de estampas continua forte: estampas florais, bem femininas, fazem contraponto com a leitura mais madura e sexy do animal print. Flores pequenas ou grandes, coloridas ou em tons pastéis, elas aparecem misturadas a grafismos abstratos.
Jardineira jeans 
Jovem, uma das peças icônicas dos anos 90 tem tudo para ser o must have da estação. Look já adotado por personagem de novela.
Pied de poule
O clássico pied de poule - ou pé de galinha - aparece reeditado de maneira mais atual e desconstruída e surge estampado em tecidos leves, adaptados ao clima ameno do nosso outono e também ganha novas proporções em peças modernas e divertidas.
Tricô estilizado
Do básico ao cool, o suéter voltou a ser peça desejo nessa temporada que aparece com pontos abertos, num estilo mais despojado, em comprimentos e texturas variados.
Boho
De inspiração gypsy, vestidos de modelagem mais larguinha aparecem combinados a botas para um look charmoso e despojado. As franjas reforçam o clima boho-chic, que tem influências no estilo boêmio e no movimento hippie.
Xadrez
A modelagem clássica ressurge na forma de inspirações college, punk e grunge dos anos 80/90. Moderno e despojado, ele deixa o look super atual e segue o mesmo conceito do moletom, onde a aposta se dá em novos formatos, como vestidos longos e tecidos leves e fluidos.


Curta o melhor da estação com: